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MICHELANGELO BUONARROTI

Artistas

Um Gênio Temperamental

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu em Caprese, região toscana, província de Arezzo, na Itália em 06 de Março de 1475. A família Buonarroti era de uma linhagem nobre, mas em decadência.

Na época do nascimento de Michelangelo, seu pai, Lodovico di Lionardo Buonarroti Simoni era prefeito na província de Caprese.

Quando tinha 6 anos de idade, sua mãe faleceu e ele foi entregue aos cuidados de uma ama de leite, cujo pai e marido trabalhavam como cortadores de mármore na aldeia florentina de Settignano.


Foi em Settignano o real berço do escultor Michelangelo. O menino cresceu nesse ambiente, e com este convívio direto com o mármore, ele teve o seu primeiro contato com o cinzel e o martelo, e pode estudar as diversas técnicas de escultura. Este ponta pé inicial marcou definitivamente a vida de Michelangelo.

O pai de Michelangelo não concordava com sua decisão de seguir carreira artística, porque na família Buonarroti haviam predominantemente soldados e políticos.

Demonstrando o caráter forte e irredutível do jovem artista, depois de muito conflito, seu pai (à contragosto) finalmente optou por encaminhá-lo para Florença, de modo a ser aprendiz na oficina de um grande mestre da pintura florentina na época: Domenico Ghirlandaio.

Na oficina de Ghirlandaio, Michelangelo pode aprender todos os recursos técnicos do ofício de pintor, dentre as quais a técnica em pintura de afrescos e domínio da arte de desenhar.

Michelangelo, porém, considerava a pintura uma arte limitada, e que na escultura se encontrava a melhor expressão da alma de um artista.

Após sair da oficina de Ghirlandaio, em 1489, Michelangelo se encaminha para o Jardim de São Marcos em Florença, a escola patrocinada por Lorenzo de Médici.

Nesta escola, Lorenzo mantinha esculturas gregas, romanas e clássicas que serviam como modelos para os aprendizes trabalharem. Michelangelo morou no palácio dos Médici e lá pode conviver com pintores, filósofos, poetas,escultores,arquitetos e médicos.

Foi onde se dedicou profundamente ao estudo da obra de grandes mestres do passado: Giotto, Masaccio, Donatello, e dos escultores gregos e romanos. Em pouco tempo dominou tanto o que estudou que não houvesse postura e movimento que ele não pudesse desenhar.

E logo a fama do artista foi se espalhando, sendo comparado aos antigos mestres da escultura; houve também quem dissesse que ele os superava. Seu primeiro trabalho, aos 15 anos de idade, foi a "Madonna da escada". Era comum dizer que “o mármore perdia a dureza e a solidez nas mãos de Michelangelo”.

Suas obras fascinavam e transmitiam energia, ganham movimentos que outrora nenhum outro artista pudesse ou se atrevesse a executar.

A fama de Michelangelo ultrapassou os muros de Florença e chegou até Roma, onde foi comissionado por um banqueiro a realizar uma nova obra, intitulada "Baco." Foi nesta época que o artista e o Papa se conheceram.

O Papa Júlio II (conhecido pelo seu patrocínio de grandes artistas) encomendou os serviços de Michelangelo, inicialmente para conceber e criar o grandioso mausoléu que seria dedicado ao Papa – obra que foi o epicentro do maior desafio imposto pelo artista.

Michelangelo imediatamente aceitou o trabalho de criar as esculturas para o mausoléu de Júlio II. Foi neste período que estra obra, por intriga de seus concorrentes, foi interrompida e o artista comissionado para outro trabalho.

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